domingo, 21 de outubro de 2012

Costumes e curiosidades de outros países

Quando viajamos para lugares diferentes, não há motivo para bancar camaleões. E poucos dias não são suficientes para tornar-se nativo. E ninguém espera que isso aconteça. O que um gesto civilizado e normal aqui pode ser considerado um insulto em outro país. Veja algumas curiosidades, e anote algumas dicas valiosas.

Turquia

Istambul é onde a Europa se encontra geograficamente com a Ásia, mas Estado e religião são constitucionalmente separados. A igualdade dos sexos é reconhecida desde 1923, e as mulheres têm o direito de trabalhar e votar. Os turcos são hospitaleiros. E caso você seja convidado para um almoço ou jantar, prove TODOS os pratos. E se alguém se retirar durante a refeição, é comum que os demais parem de comer até a pessoa retornar.
Barganhar os preços é uma prática que se limita somente aos bazares e vendedores ambulantes. NUNCA tente pechinchar em lojas de departamentos ou supermercados, e muito menos em restaurantes.

França

Se a baguete que você pedir no bistrô não vier fatiada, corte-a com as mãos. A anfitriã francesa espera que seus convidados levem flores, champanhe ou chocolates de presente. E o beijo no rosto é uma forma de saudação comum nesse país. Um jeito de dizer "Olá" que não envolve o contato dos lábios com a pele.




Argentina

A etiqueta exige que os homens usem terno até com temperaturas elevadas. O homem argentino se gaba da fama de Caballero (cavalheiro). Nunca atrase num almoço de negócios com um argentino, isso é extremamente deselegante para ele. Mas, se você for convidado para ir à casa de alguém, é melhor chegar uns 10 minutinhos depois do horário.


Portugal

O povo português, assim como o brasileiro é louco por futebol. Se você já ouvi falar de Figo, Rui Costa, Eusébio e Cristiano Ronaldo, vai conquistá-los de imediato. E de quebra pode marcar um golaço ao elogiar a mesa de jantar e a cozinha mediterrânea.  Só tenha cuidado com o trânsito, dizem que os português são um perigo no volante.




Grécia

Os gregos tem uma mania engraçada, no mínimo inusitada. Um grego autêntico jamais assina contratos numa terça-feira 13. Estranho,né?! Pois é, mas segundo a história foi numa terça-feira que o Império Bizantino caiu. O que mostra como os gregos ainda estão voltados para sua grande civilização, embora não gostem muito de serem comparados com ela.
Evite de entrar nesse assunto com eles, assim como também evite de falar de seu país vizinho, a Turquia. E nunca estenda a mão com os dedos abertos para ninguém: é um insulto mortal.
E por mais que pareça confuso, os gregos inclinam a cabeça para baixo quando querem dizer "sim" e a voltam para cima se querem dizer "não".
Agora, se você quer fazer amigos gregos, uma ótima maneira é desejar as pessoas uma ótima semana, mas tem que ser numa segunda-feira.


China

Os cidadãos chineses são liberais e adotam modos ocidentais nas cidades grandes. Mas nas áreas rurais a gafe pode causar problemas.
Se você estiver viajando a negócios, nunca esqueça do cartão de visita. Pegue-o com formalidade e ofereça-o com toda cerimônia possível. E caso receba um, não jogue casualmente no bolso, mas demonstre seu apreço guardando-o com cuidado na carteira e mostrando que está feliz com a honra.
E por favor, nunca espete os hashis no arroz. Isso é o pior que pode ser feito, pois trata-se de um gesto  vindo dos ritos sacrificiais e é considerado como blasfêmia.


Índia

A Índia possui um sistema de castas muito rígido. Os próprios indianos sabem disso e alguns preferem não tocar no assunto.
Lembre-se de sempre tirar os sapatos antes de entrar numa casa alheia ou num lugar sagrado. Quando for se deitar, os pés não devem ficar na direção das imagens dos deuses. Demonstrações publicas de afeto são um tabu. E muitos indianos não gostam de bebidas álcoólicas. Então se o seu plano era levar um vinho de presente para o anfitrião, é melhor não.  Isso pode ser inadequado.

Espanha

A sesta é uma tradição quase que sagrada para os espanhóis. Então, não marque compromissos entre às 14h e as 16h. Se for convidado para jantar, não apareça antes das dez.  Uma vez lá, a melhor maneira de ganhar o desprezo do anfitrião é discorrer os prós e contras da tourada. Em vez disso, mencione o fato de que, depois do inglês, o espanhol é a língua comercial mais importante do mundo.



Tailândia

Nesse país a soleira da porta ´é considerada morada dos bons espíritos; portanto jamais ponha os pés nela. E tampouco deve-se pisar no dinheiro. As cédulas tailandesas trazem a imagem do rei, e pisar numa delas é um insulto mortal. E também nunca mostre as solas dos pés para ninguém. Os pés são considerados a parte mais baixa do corpo, e apontá-los para alguém também é um grande insulto.


Noruega


Se algum dia você for a esse país, por favor elogie as belezas naturais, ou a maneira como os noruegueses a preservaram. Os habitantes do norte da Europa adoram barcos e casas de veraneio. O que eles não gostam, assim como muitos escandinavos, é a critica ao álcool. A maioria dos noruegueses aprecia um drink. A bebida é muito cara por lá, e antes de levar de presente é preferível perguntar o tipo de bebida que seu anfitrião mais gosta.


Finlândia

É melhor estar preparado, pois é muito provável que seu anfitrião finlandês lhe convide para ir na sauda da casa dele. Isso é um sinal de alta consideração. Nesse caso, tenha uma boa desculpa para não ir ou aceite o convite.  E fumar é permitido, mas em geral só no lado de fora das casas e estabelecimentos.



Chile


Quando mulheres se encontram, elas trocam beijos no rosto e os homens apertam as mãos (bem parecido com o Brasil). A maior honra para um visitante é ser convidado para um churrasco. Mas nunca esqueça de levar de presente para os donos da festa um excelente vinho chileno. E tente evitar os assuntos políticos: a ditadura deixou marcas profundas no povo.



Reino Unido

Quando falamos de "ingleses", devemos desconsiderar os gauleses, escoceses e irlandeses. O país de Gales, a Escócia e a Irlanda possuem identidade cultural própria. A população inglesa ainda é marcada pela consideração de classes. A classes trabalhadora, a classe média e a classe alta falam de modo diferente, frequentam escolas distintas e vivem em áreas diversas. Manter distância é o lema, ameaçado apenas na hora de esperar nas filas. E aconteça o que acontecer, NUNCA,JAMAIS fure a fila!!





terça-feira, 16 de outubro de 2012

Stargate (1994)


"Um milhão de anos no céu está o Deus Rá, rei do sol. Selado além do tempo no Portal para as estrelas."




O filme começa em 1928 em Guizé ou Gizé, Egito, onde uma tumba gigantesca é descoberta. A filha do arqueólogo-chefe da expedição pega para ela um amuleto com inscrições e o simbolo do deus Ra, que estava no local das escavações.

Ao passar para os dias atuais, é mostrado o egiptologista Daniel Jackson participando de um simpósio, onde defende suas teorias sobre a Grande Pirâmide de Queóps ou Kufu, de que a mesma não poderia ter sido construída na Quarta dinastia dos faraós egípcios, que é a versão aceita oficialmente. Ridicularizado e posto de lado pelos seus colegas cientistas, e deixado para trás no meio de sua apresentação, ele se retira desconsolado. No entanto, uma mulher idosa usando um colar de Ra, que havia assistido parte de sua palestra, o procura, e o convida a participar das traduções de antigos hieroglifos.

Jackson volta a encontrar a mulher e o amuleto numa instalação militar dos Estados Unidos da América, nas montanhas Creek no Colorado. A mulher se apresenta então como Catherine Langford, a menina do início do filme. Jackson traduz (na verdade, corrige a tradução) do amuleto que fala estar o deus-sol Rá no céu distante e que há um portal para as estrelas (Stargate). O coronel aposentado da Força Aérea, Jonathan “Jack” O'Neil então chega e declara essa informação como secreta, impedindo que Jackson a divulgue. Os militares passam a informar Jackson sobre o Stargate, o círculo de pedra encontrado nas escavações de Gizé. Jackson então traduz os símbolos constantes no "Stargate", como constelações e que uma delas é o ponto de origem, provavelmente um planeta. O planeta então é chamado de Abydos, na Galáxia Kalium. Jackson convence os militares a formar uma equipe para usar o portal, pois ele quer ver os prováveis simbolos do outro portal, o do planeta Abydos. O'Neil então liderará a equipe que vai usar o por
tal.